Erros do primeiro acampamento

Parque de Campismo Ponte das 3 Entradas

Erros, Erros e mais Erros

A primeira viagem que fizemos coincidiu, naturalmente, com o nosso primeiro acampamento. É curioso como é possível, mas apenas com base nos erros do primeiro acampamento, deixamos agora uma pequena lista com as nossas dicas:

Andar SEMPRE com Dinheiro Físico

Acampar está, na maioria dos casos, ligado à natureza, e nem sempre existem caixas de multibanco na “natureza” 😅. Nós, como não fomos preparados, de cada vez que queríamos consumir algo num estabelecimento, de café a minimercado, tivemos de consumir o mínimo para utilização do TPA, normalmente 5€ (bem aborrecido quando só se quer beber um café). Fartos deste sistema, fomos à caça de uma caixa multibanco, a nada mais, nada menos que 25km pelo meio da serra. Pouco inteligente da nossa parte.

Carregar o Essencial

No primeiro acampamento achamos que tudo é importante e vai fazer falta. Resultado: acabamos por nos esquecer de coisas que realmente importam. Contar o número de mudas de roupa por dias de permanência e selecionar o calçado por tipos de atividade ajuda a diminuir a quantidade de tralha transportada. Levámos cerca de 8 malas e a maior parte das coisas não usámos (foram tantas malas que por pouco não havia espaço para nós 😉).

Ao nível da higiene pessoal, também cometemos um erro, pois levámos as típicas embalagens de banho (champô e gel de banho de 300ml) e ainda escovas de cabelo, pasta e escova de dentes, etc. Para além de ocuparem imenso espaço nas malas, são mais difíceis de transportar, e é ainda mais fácil algum desses recipientes deitar fora por andar sempre aos tombos nas viagens. Como alternativa, recentemente, comprei no supermercado umas embalagens pequenas de viagem. Existem com champô, gel de banho e pasta de dentes. Existem também pequenas escovas de dentes de viagem etc. Muito prático para quando vamos por pouco tempo e queremos poupar espaço.

 

Roupa e Calçado Confortável

A roupa e o calçado devem ser confortáveis e adequados à estação. Se necessário, levar mais que um par. Não esquecer também de levar chinelos para tomar banho, toalha de banho e rosto.

Planear a Alimentação

Se vamos acampar, é importante pensar onde vamos comer ou como vamos cozinhar. Se pretendemos fazer grelhados, por exemplo, é importante levarmos: carvão, uma grelha, utensílios de churrasco e ainda alguns itens de cozinha. (Esquecemo-nos de levar pratos, copos, carvão, acendalhas, talheres… Tivemos de comprar tudo. A nossa sorte foi a existência de uma mercearia ao lado do parque de campismo. Nunca é boa politica pois naturalmente estas mercearias têm preços bem menos competitivos que as grandes superfícies). No parque de campismo onde estivemos nesta primeira aventura, existe um espaço próprio para grelhar, grelhas para os campistas, uma cozinha equipada com mesas, cadeiras e até um frigorífico. Mas pelo que sei, não é normal ter todas estas condições, por isso, ideal mesmo é ir precavido.

Pensar na Luz

Esta é divertida. Conseguimos levar uma das lanternas com as pilhas gastas… muito pouco útil 😅ahahahah

Andar munido de Repelente

Nem sempre será necessário, mas quando menos se espera, vai ser. Não levámos repelente e fomos devorados, quer por mosquitos, quer por moscas (já alguém viu moscas pior que mosquitos?). Honestamente eu não sofri muito, mas o Tiago veio todo picado, parece que tem o sangue doce ahahahahah

Planear todo o Percurso

Nós queríamos ver uma série de coisas nesse fim de semana, mas não tínhamos bem a noção da localização dos sítios, da distancia exata entre cada um deles (ou mesmo do tipo de percurso. 10km em autoestrada é bem diferente de 10km no meio da serra). Acabámos por planear tudo em cima do joelho e fizemos bastantes mais quilómetros do que eram necessários por falta de organização. Perdemos uma parte do tempo da viagem a organizar o fim-de-semana.

Adquirir Mapas Nacionais e Locais

Os mapas locais, em zonas turísticas, podem ser encontrados nos postos de turismo e por norma são grátis. É importante ter mapas e assinalar os pontos importantes. Nós não pensávamos nisto de “usar mapas” (nunca tinha lido um mapa na vida ahahahah) mas o GPS pura e simplesmente deixou de funcionar por falta de cobertura em várias zonas por onde andámos. Por vezes, quando o GPS funcionava, mandava-nos por estradas de terra batida, impossível de circular para um carro normal. Outras vezes, andávamos às voltas a desejar estar no caminho certo. Por isso é bastante importante obter mapas e saber interpreta-los (minimamente pelo menos).

Conhecer o Parque de Campismo

É muito útil obter informação sobre o parque de campismo onde desejam ficar: preços, condições, opiniões. Fazer uma boa pesquisa, pois quando estamos a escolher o sitio onde vamos dormir e do qual vamos fazer a nossa casa por dias é importante escolher bem. Uma boa ajuda neste campo é o “Roteiro Campista” (http://www.roteiro-campista.pt/). Nós já adquirimos o livro “Roteiro Campista 2017“, e acreditem, é uma ajuda muito grande quando queremos descobrir parques de campismo em zonas 100% desconhecidas para nós.

O parque de campismo que escolhemos para esta primeira aventura foi o parque de campismo da “Ponte das 3 entradas” (http://www.pontedas3entradas.com/). No geral gostámos muito do parque e das condições. O que mais gostámos no parque foi sem dúvida o acesso ao Rio Alva onde pudemos mergulhar e aproveitar as águas límpidas do rio.

Parque Ponte das 3 Entradas
Parque Ponte das 3 Entradas

Vejam mais sobre a nossa viagem a Piodão e Foz D’Égua e à Fraga da Pena.

Esperamos que tenham gostado deste tipo de informação. Tencionamos criar mais conteúdo deste tipo ao longo do tempo para: partilhar a nossa experiência; ajudar outros aventureiros a não cometer os mesmos erros 😛. O que acham desta ideia? Querem deixar sugestões de conteúdo? Dar a vossa opinião sobre o que gostam e não gostam? Então usem e abusem da zona de comentários aqui, no nosso facebook ou no instagram e se gostarem, partilhem com os vossos amigos ☺️.



3 Replies to “Erros do primeiro acampamento”

  1. hahaha adorei o tópico “Pensar na Luz” 🙂
    Obrigado pelo post

    1. Obrigado nós Tânia 🙂 pelas sugestões.
      Esperamos que continues a seguir.

  2. […] Erros no primeiro acampamento […]

Deixe uma resposta