Fraga da Pena

A cascata da Fraga da Pena é composta por um conjunto de quedas de água na Serra do Açor, e localiza-se no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, Portugal.

Cascata da Fraga da pena

Esta cascata tem origem num acidente geológico e é considerada uma das maiores mais valias entre os recursos naturais da paisagem protegida da Serra do Açor.
As águas que se despenham desta cascata correm por um vale bastante apertado ao longo da montanha, dando assim origem a uma micropaisagem, que surge de forma repentina, dotada de vegetação abundante a cobrir o xisto.

O desnível da Cascata da Fraga da Pena chega aos 19 metros de altura.
A sua alimentação provem da Barroca das Degrainhas, onde forma um primeiro lençol de água, águas estas que escorrem para outro menor e dando novamente origem a outra cascata.

2ª cascata
2ª cascata

Achamos o ambiente espetacular, muito relaxante. A água era de uma frescura e pureza incrível e existiam zonas onde se podia ir a banhos. Confesso que ainda molhei os pés mas a água estava gelada às 08:00 horas da manha… 🙂
Como fomos muito cedo tivemos a sorte de poder desfrutar deste ambiente sem ruído nem distracções.

Fraga da pena

Nós não fizemos o percurso pedestre, mas existe a possibilidade de fazer um percurso que parte de Benfeita, passa por várias cascatas e retorna à aldeia. Este percurso está devidamente sinalizado (Consulte mais informação aqui).

A galeria completa deste paraíso



One Reply to “Fraga da Pena”

  1. […] Vejam mais sobre a nossa viagem a Piodão e Foz D’Égua e à Fraga da Pena. […]

Deixe uma resposta