Mondim de Basto e Nossa Senhora da Graça

Mondim de Basto (Analógico)

Mondim de Basto é uma vila bem a norte de Portugal, no concelho de Vila Real. Vila e sede de concelho, Mondim de Basto repousa na margem esquerda do rio Tâmega e no sopé do Monte Farinha que tem no seu topo a ermida da Senhora da Graça. Uma manhã deu para visitar a parte do centro histórico da vila.

O Posto de Turismo de Mondim de Basto

Tentámos ir ao posto de turismo em busca de alguma informação e de indicações dos sítios a visitar, mas, para nosso espanto, o posto de turismo estava fechado desde o dia anterior, e assim continuaria, pois a funcionária estava de férias.

Ao que parece, em pleno mês de férias da maioria dos portugueses, não existia ninguém para substituir a funcionária do posto nem tão pouco informação. Basicamente, por sorte apanhámos uma senhora a limpar o espaço do posto que nos disse para nos dirigirmos à câmara que talvez conseguíssemos alguma informação. Por esse motivo, limitámo-nos a caminhar pelas ruas e ruelas da vila.

A Vila

A vila é bastante arranjada, muito florida, recheada de típicas casas de pedra da região, todas muito bem estimadas e decoradas, e também algumas casas senhoriais imponentes, com grandes jardins.
Claro que estando em Mondim de Basto não poderíamos deixar de visitar a Senhora da Graça.

Para mais informação sobre o concelho de Mondim de Basto, visitem a página da Câmara Municipal em http://municipio.mondimdebasto.pt/.

Mondim de Basto (Analógico)
Mondim de Basto (Analógico)

Santuário de Nossa Senhora da Graça

O encantador Santuário de Nossa Senhora da Graça situa-se no alto do Monte Farinha, a cerca de 900 metros de altitude, encimando a agradável vila de Mondim de Basto, e de onde se tem uma vista panorâmica das muitas serras a norte do rio Douro. Reza a lenda que aqui terá existido a cidade de Cinínia, lar da tribo castreja dos Tamecanos, que foi obrigada a abandonar o seu território aquando a ocupação Romana do território.

Segundo várias fontes, embora não existindo certezas da fundação original, no local existiria, desde remotos períodos, um templo já do período castrejo de ocupação do monte.

A estrutura atual data de 1775, construída em granito da região, com torre e pavimento lajeado. O santuário enche-se de fiéis, visitantes e tradição no primeiro domingo de Setembro, com as Festividades em honra de Nossa Senhora da Graça, reunindo aqui uma das mais famosas procissões da região.

Mas a Senhora da Graça não é só conhecida por o seu interesse religioso, mas também por o seu interesse a nível desportivo, pois é aqui no Monte Farinha, em direção à Senhora da Graça que se realiza o final de uma das etapas mais importantes da volta a Portugal já desde o final dos anos 70.

Mais sobre a Volta a Portugal em Bicicleta no website oficial, em http://www.volta-portugal.com/.

Vista da Nossa Senhora da Graça
Vista da Nossa Senhora da Graça

Rio Cabril

E com o calor que tem estado, só podíamos acabar o dia a dar um mergulho nas águas do rio Cabril, numa praia fluvial junto ao parque de campismo. Esta praia está muito bem arranjada, com zona para saltar, mergulhar e zona de crianças. Tem até uma ponte medieval. Uma praia fluvial muito agradável, com uma água muito limpa e fresca.

Praia Fluvial no Rio Cabril
Praia Fluvial no Rio Cabril

Ecopista do Tâmega

Ainda ao nível do lazer “mais desportivo”, descobrimos ainda a ecopista do Tamêga, que aconselhamos. É uma ciclovia que foi feita sobre um caminho de ferro composta por uns bons quilómetros desta bela região. Ao longo da pista é possível passar nas “altíssimas” pontes onde julgamos que apenas passariam os comboios na zona onde passava o comboio e ainda pelas respetivas estações, com um aspeto antigo, mas cuidado.

Quer seja para caminhar, correr ou pedalar, é sem dúvida mais uma boa forma de visitar a natureza local.

Ecopista do Tâmega
Ecopista do Tâmega

Paixão Analógica

Como referido à algumas semanas no artigo de Santa Comba Dão, é nosso objetivo começar a fotografar mais em analógico, e esta vai ser a nossa estreia.

Na nossa visita a Mondim de Basto o Tiago tirou algumas fotos com uma Pratika MTL 5 e Fujifilm C200 que partilhamos agora convosco :-), e que tencionamos continuar a fazer. Esperamos que gostem.

Aconselho, venham conhecer esta maravilhosa terra. Já eu, vou só ali dar um mergulho 😊

Se gostaram de ler sobre Mondim de Basto, vejam também a nossa caminhada pelas Fisgas do Ermelo.



3 Replies to “Mondim de Basto e Nossa Senhora da Graça”

    1. Bom dia Ana,

      Obrigado pela partilha. Pelo pouco que consegui ver, trata-se de uma zona com lindas paisagens em torno do Rio Cabril 😉 Aconselho os nossos leitores a visitarem a página do facebook.
      Entretanto, fique à vontade para partilhar o nosso blog ou qualquer um dos posts em torno da zona 🙂 com os seus amigos.

Deixe uma resposta